Esse blog é uma verdadeira caixa de retalhos, escrevo tudo o que quero, lê quem quiser e comenta quem acha alguma coisa.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Orkut é coisa de pobre!

No caderno Digital da Zero Hora de 21.01.2009 tem uma reportagem sobre o Orkut, vou reproduzir uma parte depois eu comento:

Todos Acessam

Cinco anos depois, o Orkut não é só coisa de jovem. A audiência é maior entre adolescentes do sexo feminino - público que geralmente tem mais tempo para lazer online - e menor entre as pessoas a partir dos 45 anos, segundo os dados do Ipobe/NetRatings. O portal, porém, é acessado por gente de todas as idades, graus de instrução e classes sociais:
- Pessoas com menos escolaridade e menor renda acessam mais, o que não quer dizer que pessoas com curso superior não usem o Orkut. Entre os internautas residenciais com pós-graduação, por exemplo, 59% entram no Orkut ao menos uma vez por mês - diz José Calazans, analista de internet da instituição.
A explicação: pessoas com maior escolaridade sabem que há outros conteúdos para acessar na web, Mas também há os que só tem o Orkut como referencial na internet.
Especialista em redes sociais, Raquel Recuero, da Universidade Católica de Pelotas, acredita que o Orkut teve importância fundamental na popularização da web no Brasil:
- Houve alfabetização digital por causa do Orkut. É um fenômeno muito importante. Essas pessoas, depois de se familiarizarem com o site, começam a se interessa, por outras ferramentas, como o MSN, por exemplo.
para alguns, o Orkut funciona ainda como um agregador. É possível ver pelo site clips dos seus artistas preferidos, as fotos do aniversário de parentes e, claro, também obter informação.

Pois bem, o Orkut é coisa de gente pobre e com baixa a instrução? Além disso ainda taxam as adolescentes do sexo feminino de desocupadas. O que os meninos estão fazendo nessas horas? Jogando bola, traficando, ou que mais?
Tem muita gente que se conheceu no Orkut, que encontrou amigos há muito perdidos, pessoas que fazem um uso bacana do site. Mas há também aqueles que o usam para fazer apologia a práticas ilícitas e afins...
Fica a critério de cada um fazer o melhor uso da ferramenta!

5 comentários:

Daiane Daniela disse...

Não vou deletar meu orkut!
Sou pobre mesmo :(

Fabi disse...

Nem eu, não nego minha origem humilde, ahahah!

Kenia Mello disse...

Nossa, tenho Orkut há cinco anos e o que reencontrei de amigos extraviados não está escrito! Claro que a gora diminuiu o ritmo, mas vez por outra ainda tenho gratas surpresas. Sou pobre, mas sou limpinha. ;)
Beijo.

F. Schuler disse...

Fabi,

A pesquisa apenas aponta as estatísticas e demografia de tráfego do Orkut. Está bem atualizada e é bem confiável, como as pesquisas do NetRatings costumam ser.

Um dos motivos para adolescentes do sexo feminino terem mais tempo de entretenimento online é o fato de que os jogos de computador e videogame são mais populares entre os do sexo masculino, por exemplo. Enquanto os meninos jogam Halo, as meninas navegam. :)

Fabi disse...

Assim fico mais tranquila!