Esse blog é uma verdadeira caixa de retalhos, escrevo tudo o que quero, lê quem quiser e comenta quem acha alguma coisa.

sábado, 17 de outubro de 2009

Novelas x Álcool

Meu trabalho de conclusão do curso de psicologia é sobre o uso de álcool em adolescentes e no estudo tenho visto que o primeiro uso de álcool ocorre entre 10 e 12 anos, algumas vezes até mais cedo do que isso. Com todo o trabalho girando em torno do álcool comecei a reparar qual é a mensagem que a televisão passa sobre as bebidas alcoólicas. Não vou nem falar nas propagandas, pois essas já estão muito manjadas nas suas mensagens, mulheres gostosas e homens bebendo cerveja que estão rodeadas das gostosas. Que coisa!
Mas prestem atenção nas novelas, e as novelas do Manoel Carlos são propícias para essa observação. Sem contar a moça que bebe demais e apresenta problemas por isso, não sei nome da personagem, mas quem atua é a Bárbara Paz, essa personagem está mostrando o lado negro do excesso de álcool.
Quase não consigo olhar a novela pois tenho aula algumas noites, mas nas poucas vezes que vi já me chamou a atenção o uso de álcool como subterfúgio (gostaram da palavra?) para situações de estresse. Em uma delas um homem chega cansado do trabalho e toma um "uisquezinho" para relaxar. Em outra, uma senhora que vai tirar fotos sensuais, precisa de três doses de uísque para conseguir se soltar.
Qual é a mensagem? Se você precisa se soltar, nada melhor do que uma dose de uma bebida bem forte que vai te deixar bem relaxado. e então vemos nas baladas os garotos se embriagando "para tomar coragem" de chegar numa garota. E as garotas excedendo os limites, algo que há algum tempo não se via muito!
É nessas horas que a televisão teria que usar do seu poder de penetração nas famílias brasileiras para dar o seu recado!

Nenhum comentário: