Esse blog é uma verdadeira caixa de retalhos, escrevo tudo o que quero, lê quem quiser e comenta quem acha alguma coisa.

quarta-feira, 24 de março de 2010

SUS

Imagem: Site do Psol

Dei uma de Luciana hoje e fui ver como as coisas acontecem na prática! Já ouvi de tudo do SUS tanto pessoas que foram muito bem atendidas quanto pessoas que só reclamam do atendimento.
Bem, vou contar como foi minha experiência e já estou dizendo que foi minha, de mais ninguém, cada um que tire suas conclusões.
Na semana passada fui até a UBS Centro de Bento Gonçalves, para agendar uma consulta, ficou marcada para dali uma semana, às 13h 40min. O atendimento do balcão foi preciso, nem mal humorado, nem simpático, atendeu e pronto. Saí com uma boa impressão, pois eu tinha um horário e pensei, nossa, isso funciona!
Bem, fui até a UBS e cheguei bem antes do horário marcado, por volta das 13h. Chovia... Muitas pessoas esperando lá fora, idosos, crianças, homens mulheres... Pouco lugar para abrigo da chuva... Imagina como é no inverno... Lá dentro já havia atendentes, bancos sequinhos, abrigo da chuva e nós lá fora, esperando o atendimento.
Pausa para reflexão: Se a UBS é o local de referência, aquele que se vai por primeiro, ele não deveria ter um médico para pronto-atendimento e que atendesse também ao meio dia?
Despausa.
Ficamos lá fora sendo observados pelas atendentes sequinhas lá dentro e que só abriram a porta às 13h 30min passados. Foi o toque da boiada. Eu como nada sabia, entrei calmamente pois eu tinha hora marcada.
Rá! Era por ordem de chegada, todos tinham o mesmo horário! Passaram os idosos por primeiro que acho justo, mas eu fiquei com a ficha 6.
O que não é de todo mal, pois a grande maioria ficou menos de 2 minutos no consulório. Era só cara-crachá-cara-crahá!
Eu demorei (5 min) porque tive que mostrar o meu pé que tem umas perebas embaixo e o médico me deu um remédio que pelo que eu li na bula é para parasitas muito fodásticos!
Credo! Fiquei com medo, fui olhar o Gúgle e só vi tragédia nos nomes que tinha na bula. Bem, vai ver que resolve, se bem que eu acho que cauterizando já ajudava... Mas daí ele ia ter que encostar em mim...
Em suma, demorei por volta de uma hora no processo todo, mas pelo menos foi de grátis, até mesmo o medicamento, que peguei na farmácia ao lado da UBS. Tomara que as perbas morram...
Em outro post eu conto as histórias da fila, e pós-fila...
(continua...)

Um comentário:

Daiane Daniela disse...

E ai frau!
Me espantei com teu comentário, MAGRA? uhhuuuuuuuu...
Muito obrigada cof cof...
Fera nas agulhas? mnos, mnos...
Terminei um casaco vermelhão essa semana (para combinar com minhas unhas ui!), logo posto...
Beijos